Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/otorri50/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/otorri50/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Você já sentiu uma bolinha no pescoço? Causas dos Linfonodos
Abrir menu
27 de março de 2023 . Blog

Você já sentiu uma bolinha no pescoço?

Você já sentiu uma bolinha no pescoço? Esse sintoma pode ser um sinal de linfonodos aumentados, também conhecidos como ínguas. Eles podem surgir em resposta a um quadro infeccioso ou inflamatório na região dos lábios, gengiva, dentes, língua, atrás da garganta ou na região nasal.

Mas o que são os linfonodos? São pequenos órgãos presentes em diferentes regiões do nosso corpo, como pescoço, axilas, virilha e abdômen. Eles fazem parte do sistema linfático, que é responsável por defender o organismo de micro-organismos e outras substâncias estranhas.

Os linfonodos têm uma estrutura semelhante a um caroço e são formados por células imunológicas, como linfócitos e macrófagos. Quando o nosso corpo é exposto a uma infecção, inflamação ou câncer, os linfonodos podem aumentar de tamanho e ficar doloridos, indicando que há uma resposta imunológica em andamento.

Os linfonodos atuam como filtros, removendo bactérias, vírus, células cancerosas e outras substâncias estranhas presentes na linfa, um líquido transparente que circula pelos vasos linfáticos.

Caso você perceba a presença de uma bolinha no pescoço, é importante agendar uma consulta com o otorrino particular. Durante o exame clínico, o profissional irá verificar se a bolinha é molinha e se movimenta, o que pode indicar a origem infecciosa. Nesse caso, o otorrino irá realizar durante a própria consulta, o exame de Nasofibroscopia, para examinar a região do nariz e da garganta, além de verificar a região dos lábios e da gengiva com um palito.

bolinhas no pescoço

Porém, se a bolinha for rígida, não se mover ou estiver aumentando de tamanho, será solicitada uma tomografia ou ressonância, dependendo do caso. Além disso, o exame de Ecografia também poderá ser solicitado para visualizar a região do pescoço e identificar possíveis anomalias.

No caso de resultados “normais”, é provável que o aumento dos linfonodos tenha sido causado por um quadro infeccioso comum. No entanto, é importante seguir as orientações do médico e realizar os exames necessários para descartar outras possibilidades.

Resfriado, sinusite ou rinite podem causar o aumento do linfonodo?

Sim, resfriado, sinusite e rinite são exemplos de quadros infecciosos ou inflamatórios que podem levar ao aumento dos linfonodos, principalmente os presentes na região do pescoço. Isso ocorre porque, quando há uma infecção ou inflamação em uma determinada região do corpo, o sistema linfático é ativado para combater a doença, o que pode levar ao aumento dos linfonodos próximos.

No caso da sinusite, por exemplo, a inflamação na mucosa dos seios paranasais pode desencadear uma resposta imunológica que resulta no aumento dos linfonodos na região do pescoço. Da mesma forma, a rinite, que é uma inflamação na mucosa nasal, também pode levar ao aumento dos linfonodos na região do pescoço.

Já o resfriado comum, que é causado por vírus, pode levar ao aumento dos linfonodos devido à ativação do sistema imunológico. Nesse caso, é comum que os linfonodos na região do pescoço fiquem aumentados e doloridos, especialmente nos primeiros dias da infecção.

Porém, vale ressaltar que o aumento dos linfonodos não é exclusivo dessas condições e pode estar relacionado a outras doenças, como mononucleose, HIV, tuberculose e câncer. Por isso, é importante consultar um médico em caso de linfonodos aumentados ou persistentes, para que seja feito um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Portanto, se você notar a presença de bolinha no pescoço, não se assuste, mas é fundamental agendar uma consulta. Lembre-se sempre de cuidar da sua saúde e fazer exames regulares para prevenir possíveis complicações.
Ver mais notícias
Dayane Paz
Dayane Paz
25/07/2023
Medico extremamente atencioso, Atendimento excelente.Recomendo
Erica Suzuki
Erica Suzuki
17/05/2023
Dr Fausto um excelente profissional, passei minha filha em consulta hoje e ele me passou bastante segurança, foi muito atencioso super recomendo.
Luara Iasmin Tavares
Luara Iasmin Tavares
14/04/2023
Tive a primeira consulta do meu filho hoje e gostamos muito. O dr Fausto é atencioso, escuta tudo, faz as perguntas certas e demonstra muito conhecimento no que faz através de uma explicação muito bem detalhada. Foi super paciente, pois meu filho de 4 anos nao estava colaborando muito. Vamos começar o tratamento dele e ver no que vai dar..
Nathalia Guimaraes
Nathalia Guimaraes
17/03/2023
Ótimo profissional!
Gustavo A G.
Gustavo A G.
21/02/2023
Nota 10! Profissional muito competente, de bom humor, amplo conhecimento. Estava com uma dor de ouvido e fui ao pronto socorro do Osvaldo Cruz que nao conseguiram me ajudar. Encontre a clinica do Dr. Fausto no google, em pleno carnaval, conseguiu me encaixar e me atendeu prontamente. Graças a ele, esta noite vou dormir sem dor e curado.
Nilton Oliveira
Nilton Oliveira
13/12/2022
Cheguei até o Consultório através do google, pois canto na igreja e paguei uma consulta particular com uma medica que me pediu um uma videolaringoestroboscopia e fui ate o Dr Fasto para realizar, e foi o melhor exame q ja fiz, a qualidade impecável, experiência dele em fazer 2 min de video e nem ânsia eu senti. Fora ele nem tinha obrigação de me dar diagnostico, mas conversou muito comigo e me orientou sobre esforço vocal, depois comecei a ficar atento nisso e fazer mais exercícios etc... Nem precisei retornei na médica e só com as preciosas dicas já me sinto melhor e meu rendimento decolou...
Milene Rodrigues
Milene Rodrigues
29/09/2022
Médico extremamente atencioso, explica com muita paciência o diagnóstico nos trazendo segurança. Consultório muito completo , onde realiza todos exames ali mesmo.
Karlla Renally Sousa
Karlla Renally Sousa
19/09/2022
Olha eu não sei o que é melhor nesse lugar, sabe aquele medico que investiga tudo ? Sabe aquela equipe de apoio que atende sempre bem, responsivalmente ? Não tenho nada a reclamar. Só agradecer atenção e carinho sempre
Aline Pessoa
Aline Pessoa
13/09/2022
Excelente médico, super atencioso e presta um atendimento nota 10. Qualidade alta de serviço e competência . Super indico!
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende sua Consulta Agora Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Fausto pelo WhatsApp
Instagram