24 de maio de 2021 . Blog
Vale a pena aquecer a voz?

A voz é um elemento fundamental nas interações humanas, um recurso individual bastante característico da nossa identidade, e para muitos profissionais, é até o instrumento de trabalho. Dada tamanha importância, precisa de cuidados e exercícios para aquecer a voz e ficar com a saúde em dia.
Antes de iniciar o aquecimento vocal, alinhe sua postura. Sente-se com as costas na cadeira de forma alinhada, mantenha os pés bem apoiados no chão, os ombros abertos e para trás e mantenha a cabeça erguida.
Dr Fausto Nakandakari, especialista em voz, fala que aquecer a voz e alongar as cordas vocais, fazer a rotação da cabeça, da língua e vibrar a língua emitindo sons são práticas que ajudam a evitar falhas ao falar ou problemas como a rouquidão. O aquecimento prepara os músculos vocais para um melhor desempenho e contribui para a prevenção de lesões. Isso porque os exercícios massageiam as cordas vocais.
Os profissionais do canto também não podem esquecer que a respiração é um dos itens mais importantes, pois está relacionada com a afinação, volume e resistência.
Existem técnicas que contribuem inclusive para amenizar o envelhecimento da voz, deixando-a mais forte. Sim, a voz envelhece… A dica, além dessas atividades de prevenção, é sempre buscar articular bem as palavras ao falar e tomar bastante líquido.
Muitos pacientes costumam dizer que não têm problemas na voz mesmo sem nunca terem feito o aquecimento. Vale ressaltar que os problemas não aparecem do dia para a noite. Eles vão sendo gerados aos poucos e, quando você realmente percebe, provavelmente já vai estar grande demais e poderá demandar a intervenção urgente de um profissional fonoaudiólogo para amenizar os danos.
Otorrinolaringologista Fausto Nakandakari é especialista em voz e atende em clínica privada no bairro de Perdizes, em São Paulo. Agende sua consulta, clicando aqui.