21 de maio de 2021 . Blog
Mau hálito e problemas nas Vias Aéreas

Alguns pacientes chegam no consultório sem conseguir relacionar que um problema nas vias aéreas pode ser o fator desencadeante do mau hálito.
Chamado de Halitose, o mau hálito costuma ser relacionado com a má escovação da língua ou falta de higiene bucal. A nossa língua possui papilas gustativas entre as quais se formam espaços que retêm resíduos de alimentos e placas bacterianas que fermentam. Por isso que pela manhã, acordamos com mau hálito, Por isso, é comum termos mau hálito pela manhã, pois produzimos uma quantidade menor de saliva pela noite, favorecendo a fermentação.
Porém, o que pouca gente sabe, é que o odor desagradável também pode ser indício de que algo não vai bem com as vias aéreas. Rinite, sinusite, amigdalite crônica, infecção/inflamação na garganta, amigdalite caseosa (acúmulo de alimento em pequenos espaços das amígdalas), refluxo gastroesofágico, e até mesmo o uso de alguns medicamentos podem ser fatores do mau hálito.
Inclusive crianças com hálito desagradável podem estar com resfriado ou sinusite.
A avaliação que o otorrinolaringologista realiza em pacientes com queixa de Halitose e o exame que detecta a presença e a quantidade dos três principais gases causadores da halitose, facilitam o diagnóstico.
A halitose grave traz problemas de convívio social, por isso, procure ajuda especializada. Na dúvida, agende uma consulta no bairro de Perdizes, em São Paulo.